terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Proibição da venda irrestrita de antibióticos

Desde o fim de novembro, as farmácias estão proibidas de vender antibióticos sem a apresentação de uma prescrição médica em duas vias (uma dela fica retida na farmácia) e, até abril de 2011, as indústrias farmacêuticas serão obrigadas a incluir nas tarjas dos remédios a inscrição "só pode ser vendido com retenção das receitas". As novas medidas da ANVISA têm por objetivo evitar o uso indiscriminado destes medicamentos, o que contribui para o surgimento de bactérias super resistentes, como a KPC.

A obrigatoriedade da prescrição médica para o consumo de antibióticos é uma medida que deveria ter sido tomada há muito tempo. Além de aumentar a resistência às bactérias, o uso abusivo dos antibióticos pode ser bastante prejudicial ao seu aparelho digestivo. O termo antibiótico, criado em 1928, é formado pelo prefixo latino anti (contra) mais a palavra grega biótico, que significa relacionado à vida. No dicionário Michaelis, é definido como “que tende a impedir ou inibir a vida, ou produzir a morte”. Estes medicamentos funcionam promovendo a morte de células – não importa se são células de bactérias patogênicas ou de bactérias que, na verdade, são nossas amigas.

A flora intestinal é composta por um grupo de bactérias capazes de desempenhar várias funções que influem na saúde do nosso corpo, como a produção de ácidos graxos essenciais, vitaminas e anticorpos. Cada ser humano possui pelo menos 170 espécies diferentes de bactérias no seu trato intestinal e o número de bactérias presentes no corpo de alguém é dez vezes maior que o número de células deste corpo.

Quando precisamos tomar um antibiótico para matar uma bactéria nociva, acabamos matando também as bactérias que são indispensáveis para a saúde. Entramos, assim, num ciclo vicioso: ao destruir-se a flora bacteriana, o sistema imunológico dos intestinos não funciona direito, o que aumenta nossa vulnerabilidade ao ataque de outras bactérias nocivas do ambiente, fazendo com que tenhamos que tomar mais antibióticos... Isto gera um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e as patogênicas que favorece o crescimento das últimas, aumentando as chances de uma infecção simples complicar-se ou de aparecerem outras infecções durante o tratamento.

Por isso, muito cuidado na hora de tomar antibióticos: siga rigorosamente as indicações do seu médico e não abandone o tratamento antes do fim. Agora, para prevenir os danos à flora intestinal, coma produtos probióticos (favorecem o crescimento das bactérias intestinais), preferencialmente os que contenham microrganismos como Lactobacillus casei DN-114 (Actimel ou DanActive, da Danone), Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), Bacillus clausii (cepas enterogermina), Saccharomyces cerevisiae (cepas boulardii). E tenha uma alimentação equilibrada, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário