terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fique em paz com a balança nas festas de fim de ano

Dezembro já chegou e trouxe consigo a temporada de festas de fim de ano dos brasileiros. Como é de praxe, inúmeros convites para reuniões sociais (regadas a muito pão e muito vinho) vão acumulando-se sobre nossas mesas e o tempo parece passar depressa demais para você dar conta de tantas tarefas. Além de festas em abundância, muitas famílias também saem de férias nesta época, alterando (leia-se relaxando) hábitos alimentares e reduzindo a prática de atividades físicas.

O resultado da equação celebrações focadas na comida + estresse + sedentarismo não poderia ser outro senão as calças apertadas de fevereiro...

Mas você pode tomar alguns cuidados e evitar o ganho de peso que assombra tanta gente na época das festas de fim de ano. Em primeiro lugar, esteja consciente de que é muito difícil perder peso agora – então se concentre em manter o seu peso sob controle!

Para quem vai a muitas festas de fim de ano, algumas dicas básicas:

- Sempre coma alguma coisa antes de ir para uma reunião de fim de ano. Com o estômago forrado, fica mais fácil resistir às tentações.

- Seja consciente e tenha noção do que você come e de quanto você come. Permita-se algumas delícias nas festas de fim de ano, mas em porções moderadas. E, no dia seguinte, volte a uma rotina alimentar saudável.

- Quando houver uma grande variedade de alimentos disponível, prove uma pequena quantidade dos seus pratos favoritos separadamente, em vez de servir um prato cheio, com tudo junto.

- Bebidas alcoólicas e refrigerantes não dietéticos são muito calóricos, fique longe deles. Nas festas, regule o seu consumo a dois copos no máximo.        

Depois de visitar o buffet, saia da sala que está cheia de comida.

- Aprenda a dizer "não", de forma cortês, para atividades e alimentos que não são de seu interesse.

- Em eventos sociais, não preencha o silêncio com a comida. Algumas pessoas comem ou bebem qualquer coisa quando não sabem o que dizer ou como agir. Faça um esforço para realmente conhecer as pessoas, além das conversas superficiais. Agindo assim, a tendência é você comer menos.

- Aproveite as festas para exercitar-se: se houver música, dance; se houver brincadeiras ou gincanas, participe; se estiver com seus filhos, corra e brinque com eles!

- Tenha em mente que as celebrações de fim de ano são sobre a família e os amigos - e não sobre a comida e a bebida.

Boas festas a todos!

Veja mais no site www.lactobacilo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário