sexta-feira, 18 de março de 2011

Conhecendo melhor os alimentos - a maçã

A maçã é uma fruta muito saborosa, agradável ao paladar da maioria das pessoas e cheia de nutrientes benéficos à saúde em geral. Os norte-americanos têm uma expressão na língua inglesa para resumir as qualidades dessa fruta: “an apple a day keeps the doctor away” - ou, numa tradução livre para o português, “uma maçã por dia mantem o médico longe”...

O nutriente mais estudado encontrado na maçã é a pectina, uma fibra solúvel eficaz nos regimes de emagrecimento, devido à sua capacidade de conferir saciedade. A pectina também participa da absorção de água e produtos tóxicos nos intestinos (evitando infecções intestinais), do controle da glicemia (prevenindo diabetes e hipertensão arterial) e do tratamento de diarréias ou disenterias.

A pectina presente na casca da maçã é capaz de introduzir-se na corrente sanguínea, acelerando o processo de coagulação do sangue. Isso transforma a maçã num ótimo coadjuvante para o tratamento da hemofilia.

O alto teor de taninos é o responsável pela propriedade adstringente da maçã. Essa adstringência favorece o funcionamento dos rins, coração e fígado e previne erupções cutâneas, reumatismo, gota e problemas gastrintestinais.

A maçã é rica em vitaminas A, E e do complexo B, ferro e triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, que apresenta efeitos sedativos do SNC. Por isso, comer uma maçã antes dormir garante uma noite de sono tranqüila.

Finalmente, essa fruta é um alimento pouco calórico e que contém baixíssimo teor de gorduras, muito bom para quem precisa perder peso. Veja no site lactobacilo.com uma tabela com os principais nutrientes encontrados na maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário