sexta-feira, 18 de março de 2011

Alimentos Funcionais - uma dieta com muito mais sabor e saúde

Os Alimentos Funcionais são definidos como aqueles alimentos que que contêm alguma substância benéfica à saúde (nutracêuticos), além dos nutrientes já naturalmente encontrados nele. O poder curativo dos alimentos é um conceito muito antigo e popular que se concentra tentativa humana de desvendar como funcionam as propriedades de proteção da saúde de alguns "super-alimentos". Hipócrates, considerado o pai da medicina, já dizia há 2.500 anos atrás "deixe o alimento ser o seu medicamento"...

O termo Alimento Funcional apareceu pela primeira vez na década de 1980 no Japão, quando o governo desse país implantou o programa FOSHU (Foods for Specified Health Use - “Alimentos para uso específico de saúde”) para avaliar quais alimentos teriam o potencial de beneficiar a saúde das pessoas.

Desde então, muitas pesquisas científicas foram desenvolvidas nesta área e, particularmente, devido ao interesse crescente das pessoas, os Alimentos Funcionais estão ganhando cada vez mais destaque nas manchetes.


Para ter uma dieta equilibrada é preciso consumir alimentos de todos os grupos que compõem a Pirâmide Alimentar Brasileira, dos Cereais (que devem ser ingeridos em maiores quantidades) aos Açúcares e Óleos (que precisam ser ingeridos em menores quantidades). Em todos esses Grupos Alimentares você pode encontrar alimentos com propriedades funcionais.

A grande sacada é substituir aqueles alimentos que não possuem propriedades funcionais comprovadas pelos Alimentos Funcionais encontrados em cada grupo alimentar. Você pode, por exemplo, passar a comer pães integrais no lugar do pão francês no café da manhã; ou trocar a carne de frango por um peixe rico em ômega-3 pelo menos um dia na semana.


Leia a matéria completa, veja dicas de como consumir mais Alimentos Funcionais e conheça os nutracêuticos e seus benefícios à saúde no site lactobacilo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário