segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hora da Merenda - Cuidados com a Lancheira das Crianças

No mês de fevereiro as crianças voltam às aulas, e uma das maiores preocupações dos pais é com a hora da merenda. Todos querem o melhor para seus pequenos, mas encontram dificuldade para balancear a merenda saudável com a praticidade dos produtos industrializados. O Lactobacilo vai contar a você quais produtos devem ser evitados e o que as crianças precisam comer na hora da merenda. Você vai descobrir agora como é fácil preparar um lanche nutricionalmente balanceado e que agrade ao paladar da meninada.

Para começar, é bom que os pais (ou os responsáveis pela criança) conheçam a política de alimentos da escola - se oferece merenda aos alunos, se promove a educação nutricional, se possui lanchonete, cantina ou refeitório, etc. Até saber se a escola dispõe de geladeira para guardar as merendas que as crianças levam de casa é importante, porque é muito comum ocorrerem intoxicações alimentares por causa da merenda, sabia?

A higiene na hora de preparar a merenda é fator decisivo para prevenir estas intoxicações provocadas pela comida. Quanto menores as crianças, maior o risco a que elas se expõem quando entram em contato com alimentos contaminados, podendo chegar a quadros muito graves. A coisa é séria... Por isso, todo cuidado é pouco!


Os produtos industrializados são - do ponto de vista da HIGIENE - mais seguros para o consumo, pois eles contêm substâncias que inibem a proliferação das bactérias. A maionese comercial, por exemplo, pode ser usada nos lanches, assim como o catchup e a mostarda – mas a maionese caseira deve ser evitada. Os achocolatados prontos (tipo Toddynho) e os sucos em embalagem Tetra Pak também estão liberados. Frios defumados, como o queijo provolone, que podem ser mantidos fora da geladeira, são permitidos. Pães, misturas de cereais, geléias, biscoitos, frutas, hortaliças e legumes crus são outros alimentos que podem fazer parte do cardápio do lanche.

Leia mais sobre os cuidados com a merenda no site lactobacilo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário