domingo, 9 de janeiro de 2011

Mudanças no cardápio dos brasileiros

Muita gente não sabe, mas, de tempos em tempos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza um estudo denominado Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) com o objetivo de conhecer melhor as reais condições de vida da população, incluindo o perfil nutricional dos brasileiros. Este estudo é muito abrangente e detalha os hábitos alimentares em todo o Brasil através da análise das aquisições dos alimentos que são usados pelas famílias dentro de seus domicílios.

Segundo os dados coletados na última POF, entre maio de 2008 e maio de 2009, o cardápio dos brasileiros vem sofrendo mudanças. O consumo de frutas e de hortaliças aumentou, assim como o de produtos industrializados, cerveja  e refrigerantes de cola. Já os cereais e as leguminosas, o nosso famoso arroz com feijão, vêm sendo cada vez menos consumidos, assim como açúcar e farinhas de trigo e mandioca.


A quantidade de calorias da dieta dos brasileiros diminuiu, mas o número de pessoas com sobrepeso aumentou. Este fenômeno resulta do aumento no consumo de produtos industrializados, que contêm grandes quantidades de açúcares e gorduras saturadas ou trans na sua composição.    

É óbvio que o corre-corre dos dias de hoje praticamente nos obriga a buscar soluções cada vez mais práticas para as refeições, tornando impossível ter por hábito uma dieta que não contenha alimentos industrializados. O que faz a diferença é saber selecionar entre estes produtos aqueles que são mais saudáveis, porque eles existem!

Veja mais detalhes sobre os hábitos alimentares dos brasileiros e sobre como ter uma alimentação equilibrada no site http://www.lactobacilo.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário