domingo, 9 de janeiro de 2011

Conhecendo os alimentos - Alface

Durante o verão, nada melhor que uma salada bem refrescante para servir de acompanhamento para qualquer prato. E a campeã da salada brasileira é, sem sombra de dúvidas, a alface. Mesmo aquelas pessoas que não comem nenhuma outra hortaliça, abrem exceções para esta folha tão saborosa.

Além do seu valor alimentício, a alface também é fonte de medicamentos, tanto da medicina tradicional (fitoterapia) quanto na alopatia, já que princípios ativos encontrados na raiz da alface são usados na produção de sedativos.

Devido ao seu efeito calmante, a alface é boa para minimizar a insônia, palpitações do coração, gastrites, azia, bronquite, asma, gripes e tosse. É um laxante suave, que pode ser bastante útil em casos de prisão de ventre (constipação intestinal), e possui propriedades depurativas e diuréticas que a tornam um excelente alimento para os que sofrem de afecções nos rins ou vias urinárias.

Como a alface é um alimento com muito pouca quantidade de calorias, ela é perfeita para fazer parte dos cardápios das pessoas que precisam emagrecer – as fibras presentes na alface também ajudam a manter a saciedade por mais tempo. O alto teor de vitamina K presente na alface a torna um ótimo anticoagulante natural.

Veja mais informações sobre como ter uma alimentação saudável no site http://www.lactobacilo.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário